CARRINHO INÍCIO APRENDER CURSOS AULAS MEU TRABALHO NOTÍCIAS CONTATO

Meu Trabalho

“O xadrez é a ginástica da inteligência”
(Goethe, 1876)

O xadrez é uma arte de grande beleza e um passatempo agradável que entreteve grandes personalidades da história, como, por exemplo, Einstein, Napoleão, Goethe, Montesquieu, Benjamin Franklin e Machado de Assis. Ensinar xadrez é uma tarefa divertida e recompensadora. Só se precisa de uma mesa, duas cadeiras e de um tabuleiro com as peças. Hoje, você pode melhorar o seu xadrez através das aulas online.
Veja no meu portfólio alguns momentos importantes, tais como minhas partidas contra os ex-campeões mundiais Garry Kasparov e Veselin Topalov.

O xadrez é um trabalho recompensador que me apresenta imensa gratidão. Pessoas com necessidades especiais podem ser incluidas, pessoas com deficiências fisicas, síndrome de down, autismo, entre outras.

Eu gosto de competir e de sentir que valeu a pena todo o esforço, mas do que eu realmente gosto é de simplesmente jogar xadrez. Sempre fui estudioso e dedicado, mas não com o objetivo de ser melhor do que os outros ou de chegar a ser um Grande Mestre. Porém, arrependo-me de não ter levado o xadrez mais a sério. A vida me levou a treinar alunos para competições de alto rendimento. Hoje, não sou um jogador profissional, mas sou um profissional do xadrez.

Com a missão de transformar o xadrez, já formei mais de 1000 crianças e adolescentes nos últimos 20 anos. Dedico minha vida aos treinamentos online e presenciais, visando o desenvolvimento de meus alunos.

O xadrez é frequentemente dividido entre masculino e feminino. Penso que, por ser um esporte intelectual, as mulheres são ainda mais focadas. Tenho orgulho de dar aulas para meninas. Aos 8 anos, minha aluna Sofia Carneiro Fraga, já é bicampeã nacional sub-8.

Tenho grande admiração pelo GM Oscar Panno, não só pelo seu grande trabalho profissional, tanto como enxadrista, treinador, ou pelos seus estudos que contribuíram muito para o desenvolvimento teórico do xadrez, mas também por ser uma pessoa honesta, intelectual e de um enorme senso de humor. Treinei com ele durante vários anos e, em todo esse tempo, ficou notável a quantidade de mestres que ele foi formando. Na Argentina, ele é conhecido como "a fábrica de talentos".

Sou árbitro da CBX (Confederação Brasileira de Xadrez) e Instrutor de xadrez da FEXPAR (Federação de Xadrez do Paraná).

Desde 2015, sou organizador do Circuito Escolar Fexpar, que já revelou muitas jovens promessas do xadrez brasileiro. Faço meu trabalho com prazer e muita responsabilidade. Tenho orgulho de continuar contribuindo com crianças e adolescentes ano após ano. 

Simultânea de Veselin Topalov no Festival da Uva, Caxias do Sul, 2016. O ex-campeão mundial búlgaro estava em uma posição relativamente incômoda. Ele me ofereceu empate, mas recusei. Alguns lances depois, eu já estava me arrependendo. Por sorte, visualizei uma linda combinação para chegar a um empate por triple repetição.

Florianópolis, 2016. Enfrentei meu ídolo Alexei Shirov, que faz parte da minha lista dos "10 campeões sem coroa". Ficou famoso por seu grande talento, que lhe garantiu o posto de sucessor de Mikhail Tal. Em 1998, derrotou Kramnik por 5.5 x 3.5 e obteve o direito de enfrentar Kasparov pelo título mundial.

Em 1998, venci o Campeonato de Buenos Aires Sub-16. Finalizado o torneio, tive a honra de poder enfrentar o campeão mundial russo Garry Kasparov, que é considerado por muitos como o maior enxadrista de todos os tempos.