CARRINHO INÍCIO APRENDER AULAS MEU TRABALHO NOTÍCIAS CONTATO

Aulas

Tenho mais de 20 anos de experiência dando aulas e, durante todo esse tempo, pude ir desenvolvendo o meu método de ensino. A metodologia mais eficiente para o desenvolvimento intelectual e emocional da criança inclui a prática competitiva. A competitividade pode ser algo extremamente positivo e saudável. Por exemplo, no universo corporativo, ser um profissional competitivo quer dizer estar em uma busca constante para ser sempre melhor. Nessa idade, o treino é pura diversão!

Meu Método

O meu treinamento é realizado com 100% de partidas clássicas e inspirado na escola soviética de xadrez, que produziu centenas de grandes mestres. Poucos treinadores de xadrez ensinam seus alunos utilizando "o método de treinamento soviético". Sabemos que a União Soviética ficou para a história, mas sua influência no xadrez permanece.

A metodologia empregada obedece as seguintes etapas de ensino do jogo:

1. Abertura: surgiu no início do século XVII, quando Gioacchino Greco anotou as primeiras partidas de xadrez registradas. Embora seja a parte do jogo com menos relevância na partida, é impossível deixar de apreciar a evolução constante que teve o xadrez nessa fase do jogo. Analiso minuciosamente seu repertório de aberturas, visando que você possa entender os primeiros lances e suas ideias principais. Enquanto você não tiver suas peças desenvolvidas, não haverá planos para o meio-jogo.
2. Estratégia: penso que é vital e decisivo para ganhar partidas. Conhecer as principais partidas da história é o caminho para melhorar a compreensão posicional.
Na coleção "Estratégia" do famoso treinador soviético Alexey Suetin, ele instrui o leitor sobre todos os aspectos-chave do jogo estratégico, incluindo o centro, dinamismo, avaliação precisa, ataque e defesa e a relação entre estratégia e tática. Ainda não é tarde para se tornar um aluno da escola de xadrez soviética!
3. Meio-jogo: desenvolvi um treinamento direcionado que tem dois caminhos principais: indireto e direto.
Indireto: geralmente, implica a compreensão posicional na Ala da Dama, saber avaliar a posição e traçar um plano para criar debilidades na posição do adversário.
Direto: na maioria das vezes, ocorre através do dinamismo na Ala do Rei, de modo que o oponente fique passivo. O objetivo principal é atacar o Rei.
Trabalho a importância das estruturas de peões, "método dos priyomes". No meio-jogo, é fundamental entender a diferença entre tática e estratégia.
4. Final: há 300 anos, o xadrez era diferente, mas a técnica dos grandes jogadores nessa fase do jogo sempre foi muito aprimorada. Ocupo-me em detalhes da compreensão dos conceitos avançados em finais, como, por exemplo: rei e peões, finais frequentes de torres, finais mistos de torres, damas e peças menores.

O treinamento está baseado na metodologia de ensino soviético, denominada "priyomes". Na literatura de xadrez russo, приём (priyom) refere-se a manobras típicas usadas em posições com certas estruturas de peões.

Exemplo: Para ilustrar a técnica, coloquei como tema tático uma partida famosa na estrutura de peões colgantes. Mikhail Tal utiliza padrões que foram desenvolvidos pelos treinadores soviéticos. Na partida entre Boris Spassky vs Mikhail Tal, em Montreal 1979, depois do lance 15. .. d4 no diagrama, as diagonais dos bispos se abrem e as negras conseguem um forte ataque.

Meu Inspirador:

Mark Dvoretsky é considerado um dos melhores treinadores de todos os tempos. Nasceu em Moscou, Rússia e foi treinado por Alexander Roshal e Vladimir Simagin. Ele se tornou MI, mas nunca obteve o título de GM. No entanto, é universalmente aceito que ele jogou no nível de um grande mestre forte. Abandonou o xadrez competitivo no início dos anos 1980, porém dedicou-se aos estudos teóricos, desenvolvendo um método de treinamento baseado na profunda análise dos momentos críticos numa partida de xadrez.

Até hoje, sou um dos poucos treinadores a conquistar títulos nacionais com alunos de duas nacionalidades diferentes (Argentina e Brasil). Além da incontável quantidade de títulos estaduais nas categorias menores (Paraná, Santa Catarina e São Paulo), já formei muitos campeões brasileiros. O processo na carreira esportiva envolve uma rotina diária (iniciação ao alto rendimento), visando atingir níveis elevados de performance nas competições. Investir na construção de ambientes positivos é o maior prazer que os pais podem obter.

Você pode ver alguns dos meus melhores resultados em torneios valendo rating FIDE, nas modalidades convencional, rápido e blitz:

CAMPEONATO CONTINENTAL DAS AMÉRICAS 2019:

http://chess-results.com/tnr491283.aspx?lan=1&art=9&fed=ARG&snr=136

CIRCUITO RÁPIDO FEXPAR 2019:

http://chess-results.com/tnr466060.aspx?lan=10&art=9&fed=ARG&turdet=YES&snr=15

CAMPEONATO CONTINENTAL DAS AMÉRICAS "BLITZ" 2016:

http://chess-results.com/tnr229050.aspx?lan=2&art=9&fed=ARG&turdet=YES&flag=30&snr=88